Dicas para enfrentar o stress no dia a dia 

Na correria do dia a dia, é comum que as pessoas se deparem com muitas atividades diferentes, elas podem se tornarem estressores quando acumuladas ao longo do tempo. Atividades no trabalho, tarefas domésticas, atividades acadêmicas, fazer compras, enfrentar engarrafamentos, etc, a lista não tem fim. O resultado do acúmulo destes estressores pode ser o surgimento dos sintomas de stress, ansiedade, depressão e/ou abuso de drogas (álcool, cigarro, etc). Seria possível reduzir o desgaste físico e psicológico? Podemos mudar a maneira como experimentamos os eventos dessa correria? Seguem algumas dicas para organizar melhor a sua vida e se estressar menos:

Dica 1 - Estabeleça prioridade:
Liste tudo o que você tem para fazer, e se pergunte o que de fato é importante para você. Separe as tarefas em ao menos duas categorias: "Tarefas importantes para mim" e "Tarefas SEM importância para mim". Faça o que é importante e aprenda a dizer "Não" para o que não é. Além disso, você vai descobrir que deve fazer coisas importantes das quais não gosta. Depois de fazer, vai se sentir aliviado e satisfeito, portanto faça mesmo sem vontade.

Dica 2 - Faça o mais urgente primeiro
Algumas tarefas são mais urgentes do que outras, estabeleça uma ordem.
Buscar os filhos na escola pode ser tão importante quanto comprar comida, mas em geral aquele é mais urgente do que este.

Dica 3 - Seja flexível consigo mesmo 

As pessoas normalmente se planejam para fazer mais tarefas do que realmente conseguem, por isso se permita fazer menos do que o planejado. Planeje descansar das tarefas e comemore o que você fez até o momento dentro das limitações que possui.

Dica 4 – Aproveite cada momento
Exercite a capacidade de ver pontos positivos em eventos avaliados inicialmente como "negativos".
Nem tudo vai sair como você deseja, e isso pode te ensinar muito. Se pergunte "o que eu aprendi com o que aconteceu?".

Autor: Dr. Rafael Balbi

Compartilhe este texto com as pessoas que você acha que também podem se beneficiar.

Para entrar em contato conosco, envie um e-mail para: contato@consultoriorafaelbalbi.com